Exercícios poéticos, apaixonados e patéticos: pequenos mergulhos e vôos, para compartilhar...

5 de dez de 2011

A importância da ARTE...

"A arte é, provavelmente, uma experiência inútil; como a «paixão inútil» em que cristaliza o homem. Mas inútil apenas como tragédia de que a humanidade beneficie; porque a arte é a menos trágica das ocupações, porque isso não envolve uma moral objectiva. Mas se todos os artistas da terra parassem durante umas horas, deixassem de produzir uma ideia, um quadro, uma nota de música, fazia-se um deserto extraordinário. Acreditem que os teares paravam, também, e as fábricas; as gares ficavam estranhamente vazias, as mulheres emudeciam. A arte é, no entanto, uma coisa explosiva. Houve, e há decerto em qualquer lugar da terra, pessoas que se dedicam à experiência inútil que é a arte, pessoas como Virgílio, por exemplo, e que sabem que o seu silêncio pode ser mortal. Se os poetas se calassem subitamente e só ficasse no ar o ruído dos motores, porque até o vento se calava no fundo dos vales, penso que até as guerras se iam extinguindo, sem derrota e sem vitória, com a mansidão das coisas estéreis. O laço da ficção, que gera a expectativa, é mais forte do que todas as realidades acumuláveis. Se ele se quebra, o equilíbrio entre os seres sofre grave prejuízo."


(Agustina Bessa-Luís, In Dicionário Imperfeito)




Foto: pintora Ana Luisa Kaminski

***

7 comentários:

sandrafofinha disse...

Realmente visto dessa forma a arte é muito importante e nada se faz sem ela. por exemplo o meu ponto de cruz pode ser considerado uma forma de arte,eu gosto de produzir coisinhas novas,adoro aquilo que faço. só é pena que ninguem me compre os meus quadros mas eu até os dou se for preciso,detesto ter coisas a mais em casa. beijinhos.

Jalves disse...

Feliz Natal,com desejos de muita côr e luz.

Abraço dete lado do mar!


Jalves

Mar Arável disse...

Tudo pelo melhor

neste Inverno descontente

Anônimo disse...

Tudo de bom para 2012.

Votos deste lado do Mar.

jalves

heretico disse...

beijo.

votos de BOM ANO!

Danilo cunha disse...

ola Ana Luisa kaminski, aceitas ser minha amiga no fb? gostei muito do teu trabalho. Inspirado. Sensível. Lvre.

Índigo disse...

Tanta razón en esta reflexión sobre el ARTE. Cada noche, antes de irme a dormir, abro uno de los diversos libros de poesía que tengo cerca de la cama. Sin esa bocanada de lirismo, no creo que podría dormir... Y cada día, cuando me levanto y paseo con mi perra, o paso entre las casas del pueblo, siempre hay una luz, un destello, un azul, un algo que me llena de esa belleza natural o artificiosa que da la vida. Un abrazo y feliz 2012.